28 de setembro de 2013

Fogos de artifício e suas cores

Já se perguntou como surgem as cores dos fogos?

Os fogos de artifício são preparados com sais de diferentes metais e cada metal emite uma cor diferente após absorver e liberar energia.


Isso é explicado pelo modelo atômico Rutherford-Bohr. Quando os elétrons recebem energia, seja ela térmica, elétrica ou luminosa, eles saem do seu estado fundamental, de um orbital próximo ao núcleo atômico (1), e saltam a um orbital mais distante (2). Porém, esse estado não é estável, e então, os elétrons retornam ao orbital inicial, liberando a energia recebida na forma de ondas eletromagnéticas.


No caso do das luzes dos fogos, as ondas estão dentro do espectro eletromagnético que vemos como luz visível . Por isso, obviamente, enxergamos as cores após as explosões dos fogos no céu.


Como disse anteriormente, cada metal emite uma cor diferente. Isso se aplica, na verdade, às substâncias em geral e ocorre pois cada átomo possui seus elétrons dispostos de uma forma diferente. Sendo assim, os saltos dos elétrons emitem ondas eletromagnéticas de frequências diferentes para cada substância. É por isso que é realizado o teste de chama na identificação de cátions, por exemplo, e que sabem que há hélio no Sol. Cada substância apresenta sua própria cor. 

Falando em teste de chama, o Manual do Mundo fez um vídeo interessante mostrando algumas substâncias:


O que achou? Não esqueça de comentar :D


Fontes
Química: de olho no mundo do trabalho (http://goo.gl/qqiJuS)
Química: Química geral (http://goo.gl/QthxsS)

0 comentários :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...